Fala galera, hoje daremos continuidade ao tutorial de como criar um blog com Jekyll. Nessa parte, vamos adicionar o nosso CSS utilizando o SASS, também vamos adicionar JavaScript (incluindo o plugin de pesquisa) e corrigir alguns erros nos arquivos. Deixarei a parte de escrever posts para a parte final junto com a parte de adicionar páginas.
Se você ainda não leu as outras partes, leia e depois volte aqui:
Vamos começar pelo SASS, primeiramente você deve ter ele instalado em sua máquina, se você não tem veja como instalar aqui.
Depois de instalado, vamos começar a estilizar. Abra o arquivo main.scss, que está na pasta css, que se encontra dentro da pasta assets. O arquivo ficou assim:
Aqui definimos as variáveis que utilizaremos durante a estilização, criamos um placeholder para o tamanho das margens, também criamos um mixin para as nossas media queries. No final fazemos a importação dos arquivos que estão na pasta _sass.
Depois disso, abra a pasta _sass, dentro dela tem 3 arquivos:
_base.scss
_layout.scss
_syntax-highlighting.scss
Iremos adicionar um novo arquivo: _responsive.scss, que será o arquivo responsável pela estilização para dispositivos móveis.
_base.scss
Aqui temos a base do estilo do blog, primeiro fazemos um reset, depois estilizamos a tipografia, links, listas, imagens e o blockquotes.
_layout.scss
Esse é o arquivo responsável pela estrutura do layout. Você pode estilizar do jeito que quiser, fiz conforme o layout que mostrei na primeira parte do tutorial.
_responsive.scss
Adaptamos o layout para os dispositivos móveis, incluimos os mixins que criamos no main.scss com os breakpoints que definimos também lá.
_syntax-highlighting.scss
Por fim, estilizamos os highlights do blog, utilizei o mesmo que uso nesse meu blog. E terminamos a estilização, vamos agora adicionar JavaScript.
Adicionando JavaScript
Primeira coisa que iremos fazer é instalar o Bower para gerenciar as dependências do blog. Para instalar ele, você deve já ter instalado em sua máquina o Node.js, npm e Git. Com eles já instalados, digite no terminal:
Para verificar se ele foi instalado com sucesso, digite:
Antes de instalar as dependências que iremos utilizar no blog, precisamos listá-las. Para isso digite o comando bower init. Ele irá nos fazer algumas perguntas, responda com as informações do seu blog (nem todas as perguntas precisam ser respondidas). Feito isso o bower irá criar o arquivo bower.json, você pode editá-lo como quiser.
Agora vamos instalar 2 dependências: o jQuery e o Simple Jekyll Search. Para instalar e já listá-las no arquivo bower.json, digite o comando:
Vamos mudar o diretório das nossas dependências, ele ficará no seguinte caminho: /assets/components/. Para isso crie um arquivo chamado .bowerrc e nele adicione:
Feito isso, exclua a pasta bower_components.
No final, depois de editado, o meu arquivo bower.json ficou assim:
Pronto, instalamos o jQuery e o Simple Jekyll Search. Agora vamos implementá-los.
Implementando a Pesquisa
Primeiramente, crie o arquivo search.json, e digite isso:
Depois dentro da pasta assets/js, crie um arquivo script.js e digite:
Primeiro criamos a função que abre e fecha a barra de pesquisa e depois implementamos o plugin Simple Jekyll Search.
Abrindo e fechando o Menu
Ainda no arquivo script.js, adicione isso:
Primeiro criamos a função que abre e fecha o menu e depois corrigimos um bug que é gerado quando redimensionamos a tela.
Chamando os arquivos js
Já configuramos o nosso JavaScript, agora vamos chamar os arquivos. Para isso abra o arquivo footer.html e adicione as seguintes linhas:
Pronto, agora nosso JavaScript já está funcionando corretamente!
Corrigindo erros no arquivos
Se você acessar o blog, vai perceber que os ícones SVG não estão aparecendo. Isso acontece porque não chamamos o arquivo svg.html no nosso head.html, para corrigir isso adicione {% include svg.html %} no arquivo head.html e pronto, está corrigido!
Conclusão
Adicionamos CSS e JavaScript ao blog, agora ele já está praticamente pronto. Na próxima e última parte desse tutorial, irei ensinar como escrever posts e adicionar páginas ao blog, também iremos subir ele para o GitHub. Aguarde!
Desenvolvedor Front End apaixonado por novas tecnologias.
Espalhe a palavra!
Comentários
Usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Comentários